Iluminação Adequada ao Ambiente.

A iluminação interfere na maneira como vemos e sentimos o ambiente. Escolhida de forma correta pode destacar a decoração proporcionando os efeitos desejados, ampliar espaços e trazer conforto visual.

Atualmente, encontramos diferentes tipos de lâmpadas; Incandescentes, halógenas, fluorescentes e LED.  As incandescentes são as mais populares, tendo diversos modelos como; clássica transparente, usada na iluminação geral e luminárias em ambientes como cozinhas e escritórios; Clássica opaca, utilizada em quartos e salas de jantar/estar; incandescente vela, indicada para a iluminação decorativa, lustres e luminárias, e Incandescentes espelhadas, que produzem um feixe de luz e  valorizam elementos decorativos ideal para uso em spots,  as incandescentes possuem em média um valor de vida útil de 1000 horas.

As halógenas com bulbo, fluorescentes e LED substituirão as incandescentes, que desaparecerão do mercado. Apesar de terem um custo maior que as incandescentes gastam menos energia e duram mais.

As halógenas possuem uma luz mais branca e brilhante que a incandescente, proporcionando realce de cores e objetos, vida útil entre 2000 e 4000 horas, mais utilizada em embutidos para gesso, spots e luminárias de mesa. Podemos encontrar diversos tipos de lâmpadas halógenas; halopar(PAR) usada em iluminação de jardins, banheiros, e também para valorizar elementos decorativos; Palito usada em grandes áreas internas de lojas, auditórios e áreas externas como fachadas; Dicroica, Mini – dicroica, Cápsula; indicadas para destacar objetos, pequenos Halls, pias e bancadas, AR; não causa ofuscamento podendo ser utilizada em grandes e pequenas áreas.

As lâmpadas Fluorescentes são usadas em residências, comércios, industrias, luminárias de sobrepor ou de embutir, plafons,arandelasabajureslustres. Podem ser fluorescentes compactas, usada na iluminação geral de ambientes residenciais e comerciais, eletrônicas e tubulares indicada na iluminação geral e decorativa, e circulares (distribuem a luz de maneira uniforme e possuem um design decorativo).

Lâmpadas LED possui baixo consumo energético e vida útil muito grande. É a mais moderna, usada em iluminação de destaque em ambientes comerciais e residenciais, podendo ser usadas em spots, arandelas, balizadores (iluminando escadas e corredores) e, na iluminação de fachadas.

A iluminação deve ser funcional, não apenas atentando ao design. Um bom projeto de iluminação deverá valorizar e realçar os pontos fortes do ambiente.

Site de pesquisas: www.cliquearquitetura.com.br, www.osram.com.br,e www.inmetro.gov.br

luiz de caprio
luiz@decaprio.com.br